Entrevistamos Luis Fabiano, craque do Sevilla e titular da seleção brasileira na última Copa do Mundo, Luis já jogou por Ponte Preta, Rennes, São Paulo e Porto. Ele conta um pouco de como é jogar na Europa e sobre suas pretensões de voltar a jogar no Brasil.
Confira:
# Na Europa, você jogou na França e em Portugal, agora está na Espanha. Tem muita diferença ? Qual é o lugar mais legal ?
Cada país tem um estilo de jogo diferente. Na França, eles jogam um futebol de mais velocidade e força, em Portugal, o jogo também é de força, com muitos lançamentos, já na Espanha, o futebol é mais técnico, mais parecido com o brasileiro. Eu particularmente gosto mais do futebol espanhol, pois prioriza mais o ataque e explora a técnica dos jogadores.
"Eu tenho a intenção de encerrar a carreira no Brasil, mas ainda não estou planejando isso e não estou em contato com ninguém. É cedo ainda para falar em clubes."
![](http://colunistas.ig.com.br/futebolemnumeros/files/2009/10/luis-fabiano.jpg)
# Como é a estrutura do Sevilla? E a cidade, é boa para se morar?
O clube vem melhorando sua estrutura nos últimos anos e as condições são boas. Temos um CT com bons campos para treinar, nosso estádio é bom, apesar de não muito moderno, e o clube oferece boas condições aos atletas. A cidade é muito boa para se morar, gosto muito daqui. É uma cidade que tem boa infraestrutura, mas ao mesmo tempo é tranquila, não tem aquele agito das grandes cidades. Além disso é muito bonita.
# O Campeonato Espanhol é visto, por muitos, como o campeonato entre Barcelona e Real Madrid. O que você acha ? Concorda ?
Sendo bem realista hoje é muito difícil brigar com essas equipes pelo título. O poder de investimento deles é muito maior do que o das outras e por isso acabam ficando num outro patamar.
# E sobre o futebol italiano e inglês, gostaria de, um dia, jogar lá ?
São dois grandes centros, que possuem ótimas equipes. Mas hoje eu tenho mais 2 anos e meio de contrato com o Sevilla e depois disso devo retornar o Brasil.
# Você tem acompanhado o Brasileirão? Acha que o Campeonato de pontos corridos realmente está fazendo sucesso no Brasil?
Tenho acompanhado, assisto a alguns jogos e sempre acompanho as notícias. Acho que as equipes estão se preparando cada vez melhor para os pontos corridos e por isso o campeonato está cada vez mais disputado, mas emocionante, como o desse ano.
"Quando vi as imagens do pessoal comemorando meu gol contra a Costa do Marfim em Copacabana, fiquei arrepiado, foi uma sensação inexplicável."
# O que você achou da sua primeira passagem pelo São Paulo? Qual o momento mais marcante? Você tem intenção de encerrar a carreira lá ? Jogaria em algum dos eternos rivais do São Paulo (Corinthians e Palmeiras) ?
Acho que a minha passagem pelo São Paulo foi muito boa, mas faltaram os títulos. Eu tenho a intenção de encerrar a carreira no Brasil, mas ainda não estou planejando isso e não estou em contato com ninguém. É cedo ainda para falar em clubes.
# Como é jogar uma Copa do Mundo ? Você quer voltar à seleção para jogar outra ?
É o auge da carreira de um jogador de futebol. A Copa é um evento sensacional e quando você percebe que está em campo defendendo a sua nação e que milhões de pessoas estão torcendo por você é fantástico. Quando vi as imagens do pessoal comemorando meu gol contra a Costa do Marfim em Copacabana, fiquei arrepiado, foi uma sensação inexplicável. Meu principal objetivo nesse momento é voltar à Seleção. A partir do momento que conquistar esse objetivo, vou lutar para me manter em alto nível e disputar a Copa de 2014 no Brasil.
# Como foi sua noite depois da desclassificação do Brasil ?
Não conseguimos dormir, foi triste demais, o pior momento da minha carreira. A frustração foi muito grande, o grupo ficou arrasado.
# Para você, quem é o melhor jogador do mundo na atualidade ?
O Messi. Ele vem provando isso nos últimos anos.
# Qual é o melhor técnico com quem você já trabalhou ?
Não gosto de citar nomes. Para mim, todos foram importantes, até mesmo aqueles que não me deram oportunidades ou me dispensaram. De alguma forma eles me ajudaram a chegar onde cheguei.
# Vocé é novo ainda, tem apenas 30 anos. Já pensou o que vai fazer quando parar de jogar ? Pensa em ser técnico ?
Ainda não estou pensando muito nisso. Mas já tenho algumas idéias e uma delas é a de agenciar jogadores.
# O que você diria para um jovem que está iniciando a carreira agora ?
Para acreditar sempre no seus objetivos, não desistir no primeiro obstáculo dos muitos que vai encontrar e treinar muito. Jogador tem que lutar muito para chegar lá.
Campeão !!
ResponderExcluirO Blog só ta pegando peixe grande. Muito legal ...
Agora só nos contentamos com Fernando Alonso, Tiger Woods ou Federer ... rsrsrs
Brincadeirinha.
Abrcs, Martin