Por Diogo Hubner (@DiogoHubner)
Bom pessoal, para quem não me conhece me chamo Diogo Kent Hubner, tenho 27 anos de idade, natural de Niterói RJ, e sou atleta profissional de Handebol. Tô aqui para falar um pouquinho sobre esse esporte que é uma “febre” entre os alunos das escolas de todo país.
Não vou falar aqui como surgiu o esporte, ou vir com dados estatísticos, mas sim tratar do assunto do momento no “mundo Handebolístico” que é o Mundial Masculino da modalidade que está acontecendo na Suécia. O Brasil encerrou hoje sua participação na primeira fase da competição com 5 jogos e 5 derrotas e agora participará de uma espécie de torneio de consolação que se chama President´s Cup, onde serão disputadas as vagas de 13° a 24° colocados.
O Brasil começou sua caminhada no Mundial contra a seleção Austríaca, um jogo chave para as nossas pretensões de classificação, porém, acabamos sendo derrotados pelo placar de 34 x 24, um placar com a diferença muito grande para a realidade do confronto já que a Áustria não é uma das super potências européias.
No segundo confronto a equipe Brasileira foi superada pelos islandeses, atuais vice-campeões olímpicos pelo placar de 34 x 26, mas apresentou um Handebol de melhor qualidade.
No terceiro jogo, enfrentamos a seleção da Hungria, que tem uma grande tradição no Handebol mundial e mais uma vez fomos superados por um placar alto, 36 x 24.
A quarta partida foi marcada pelo equilíbrio contra a fortíssima seleção da Noruega onde tivemos em alguns momentos do jogo até a chance de sair com a vitória, mas ela escapou. O Brasil perdeu pela diferença mínima, 26 x 25.
O último compromisso na primeira fase teoricamente seria o mais fácil da chave, pois enfrentaríamos uma escola diferente, a escola asiática, que prima por muita velocidade e nosso jogo costuma encaixar, porém, a seleção Brasileira cometeu muitos erros de fundamento e principalmente de finalização, o que no final da partida fez muita falta.
Para quem está lendo a primeira vez sobre Handebol pode achar no mínimo ridículo esse esporte ser praticado no país, mas acreditem, temos muito potencial para evoluir e quem sabe um dia figurar entre as potências mundiais (Europeus). Para entenderem um pouco melhor o que se passa no Handebol em nosso país sugiro que visitem o meu blog ( HTTP://diogohubner13.blogspot.com) e alguns sites que divulgam nosso esporte ( www.mundodohandebol.com.br e o www.portaldohandebol.com.br).
| Thierry Omeyer, goleiro francês |
Voltando a falar de Mundial, em minha opinião, a seleção francesa é a equipe a ser batida. Atual detentora da tríplice coroa do Handebol mundial (Campeã Olímpica, Européia e Mundial) simplesmente não tomou conhecimento de seus adversários na fase de classificação e atropelou todos, se classificando com folga para a segunda fase. Os destaques dessa equipe são o seu goleiro, Thierry Omeyer, eleito melhor jogador do mundo em 2010, e o meia esquerda Nikola Karabatic, eleito melhor do mundo em 2009. Comandados por esses dois excepcionais atletas a seleção Francesa vem mais uma vez para brigar pelo título.
| Ivano "Maravilha" Balic |
Quem pode “azedar” a festa dos franceses pode ser a seleção croata, que há bastante tempo vem freqüentando o pódio nas principais competições. Além disso, querem a revanche da final do último campeonato Mundial, onde foi derrotada em casa pelos “Bleus”. Nessa seleção, destaque para a sua defesa, que é sempre bem alta e dificulta muito o ataque de seus adversários, e também para o armador central Ivano “Maravilha” Balic. Um “mago” das quadras, que tem além do seu poder de decisão, a qualidade de deixar sempre seus companheiros em ótima situação para fazer gols. Ele é simplesmente fantástico!
Outras seleções que merecem destaque são a da Alemanha, Dinamarca, Espanha e a também a Suécia por jogar em casa! Mas acredito que essas estão um pouquinho atrás dessas duas que dei mais destaque. Isso não quer dizer que outras seleções não apareçam nas primeiras posições, pois lá qualquer jogo é imprevisível, são jogos muito equilibrados e seus resultados finais podem variar bastante.
A grande surpresa dessa edição do Mundial tem sido a Argentina, nossa adversária direta nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara (somente o campeão dos jogos vai à Olimpíada de Londres em 2012) que venceu a seleção anfitriã pelo placara de 25 x 21 e garantiu sua classificação para a segunda fase do Mundial. Isso é preocupante, pois temos pouco tempo até o Pan e já há algum tempo eles vem mostrando que estão evoluindo rapidamente.
Bom, acho que é isso. Gostaria de agradecer o espaço cedido pela galera do Blog Marca Esportiva e também dizer que é sempre um prazer falar do esporte que tanto amo!
Grande abraço
Diogo Hubner #13
Nenhum comentário:
Postar um comentário