quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Audiência ou Conveniência ?

Hoje, eu queria falar de um tema muito delicado nas transmissões de futebol americano.


Muitos falam que os patrocinadores não conhecem o futebol americano e por isso, preferem patrocinar qualquer campeonato de futebol, mesmo o português ou o francês. Outros dizem que a escolha da TV recaí a audiência, que com o futebol é maior.



Eu também tinha essa dúvida. Será que a NFL tem mais audiência que campeonatos europeus de futebol (como português, alemão ou francês) ? Nem preciso explicar porque não comparei com o italiano, inglês e espanhol, né ?


Como não tenho acesso a audiência das TV fechadas, resolvi buscar de outra forma, pelo grau de interesse nos determinados campeonatos.


Como ?


Não sei se alguém conhece, mas existe uma ferramenta na internet, chamada Google Trends, ela verifica a quantidade de pesquisas feitas para determinados assuntos (no Google).


Resolvi utilizá-la, pois penso que se alguém se interessa por determinado esporte, assistiria (ou assiste) ele, com certeza.


Então, Comparei o campeonato português com a NFL (principal choque de horários da TV brasileira, no Bandsports). Mas como fiz isso ?


Decidi selecionar palavras que direcionam a esses campeonatos, pelo lado da NFL (ou se preferirem Futebol Americano) selecionei (na verdade, fiz uma lista bem maior, mas só selecionei os três principais):


- NFL, Futebol Americano e Super Bowl.


Já relacionados ao Campeonato Português, escolhi:


- Sporting e Benfica ( aqui vale um adendo, não escolhi o Porto, pela ambiguação do tema (Porto de Santos, cidade do Porto, etc).


Quando o período selecionado é os últimos 12 meses, o resultado é o seguinte :


- NFL: 1,00
- Futebol Americano: 1,04
- Super Bowl:  0,08
TOTALIZANDO: 2,12


Já o Campeonato Português teria:
- Sporting: 1,04
- Benfica: 1,24
TOTALIZANDO: 2,28


Aqui vale mais algumas observações:
1) O Google faz uma análise relativa, nesse caso, ele considerou NFL como a base, por isso, 1,0.
2) O Campeonato Português é jogado de agosto a maio enquanto a NFL de agosto até a 1ª sem. de fevereiro, pelo menos em 2010, o Super Bowl foi nessa data.
3) Se considerarmos que o Porto é o time português mais popular no Brasil, deveríamos adicionar, no mínimo, uma procura próxima ao do Benfica, o que retornaria um total próximo a 3,42 (Resultando, assim, Fut. Americano: 2,12 x 3,42 Camp. Português).


Já se compararmos os dois campeonatos, apenas, de agosto a 1ª semana de fevereiro (nesse caso, utilizei os dados de agosto a 1ª semana de dezembro de 2010 e da 3ª semana de 2009 a 2ª semana de fevereiro de 2010), temos o seguinte:
- NFL: 1,00
- Futebol Americano: 1,26
- Super Bowl: 0,12
TOTALIZANDO: 2,38
- Benfica: 1,05
- Sporting: 0,89
TOTALIZANDO: 1,94
Se ajustarmos o total do Campeonato Português, somando uma projeção de acessos que buscam o FC Porto teríamos, algo em torno de 3,00.


Para finalizar, comparei os termos NFL e Futebol Americano nos meses de novembro de 2004 a 2010 e o resultado foi o seguinte (lembrando sempre que o resultado é relativo):
- 2004: 0,00 (significa que o resultado foi tão pequeno que não pode ser mensurado)
- 2005: 0,00
- 2006: 5,00
- 2007: 5,48
- 2008: 6,02
- 2009: 7,12
- 2010: 9,88


O que todos esses números nos mostram ?


Que o interesse pelo futebol americano vêm crescendo muito nos últimos anos no Brasil. Conseguindo até rivalizar com campeonatos europeus de futebol, porém, ainda não é mais popular.
Em relação às decisões das TVs (principalmente o Bandsports) por dar preferência ao futebol da bola redonda, é embasada por 3 motivos principais:
1) Já visto acima, audiência, provavelmente, ainda é maior.
2) Como explicar ao patrocinador a decisão de preterir um campeonato com duração maior (10 meses x 5 meses) ?
3) São poucos os contratados que entendem de futebol americano (Ivan Zimmermann, Paulo Mancha e Sílvio Santos Jr.) enquanto todos os outros narradores e comentaristas fariam o jogo de futebol sem problemas...


Pessoalmente, eu prefiro ver um jogo qualquer da NFL a ver um Porto x Benfica, mas, ainda não é uma preferência nacional...


Obs: Logicamente, essa pesquisa não é científica, a pessoa ter acesso a internet não quer dizer que ela tenha TV a cabo, mas acho que dá para servir como base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário