quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MLB - Bob Feller um ícone dos Indians

Grande perda para o mundo do Baseball nesta quarta-feira às 9h15 da noite(horário local de Cleveland) veio a falecer o pitcher do Hall da Fama. Nascido em 3 de novembro de 1918 Bob Feller sem dúvida um dos grandes nomes do Baseball e do Indians por onde jogou por toda a sua carreira e fez história. Conhecido como "Rapid Robert", nasceu no interior do estado do Iowa, filho de Bill e Lena Feller. Seu pai era grande fã de baseball e sua mãe uma enfermeira e professora. Feller desenvolveu o interesse pelo Baseball desde pequeno. Como um garoto comum do Iowa era do campo e fazia trabalhos como ordenha de vacas, colheita de milho e feno de empacotamento.


A família Feller fez a construção de um campo de baseball em sua fazenda. Nesse campo Bob Feller aprendeu a jogar baseball e após a conclusão do estádio, com um painel e assentos, que foi nomeado Oak Park View e se tornou o campo de casa para o Oakviews, a equipe treinados e recrutados por Bill Feller. Feller se juntou ao Cleveland Indians em 1936 sem mesmo ter passado pelas minor leagues. Ele passou toda sua carreira de 18 anos com os Indians e em boa parte desses anos jogando com uma rotação ao lado de Bob Lemon, Early Wynn e Mike Garcia. Ele encerrou sua carreira com 266 vitórias e 2581 strikeouts, e liderou a Liga Americana em strikeouts por sete ocasiões.


Em 2 de outubro de 1938 Feller lançou um recorde na MLB de 18 strikeouts contra o Detroit Tigers. E no Opening Day de 1940 ele lançou um no-hitter contra os White Sox com a ajuda de um ótimo mergulho do segunda base Ray Mack para salvar seu no-hitter. Esse que é o único no-hitter na história da MLB no Opening Day, Quando perguntado se ele jogou mais do que qualquer outro jarro nunca, Feller respondeu que, no final de sua carreira, os jogadores que tinha rebatido contra ele e também contra Nolan Ryan disse Feller jogou mais do que Ryan. Quando se retirou em 1956 ele detinha o então recorde de walks na carreira com 1,764. Ele que ainda tem o recorde no século XII para o maior número de walks na mesma temporada com 208 walks em 1938.


ito vezes selecionado para o All Star - 1938, 1939, 1940, 1941, 1946, 1947, 1948, 1950. Campeão da World Series de 1950, e tem a camisa #19 nos Indians retirada em sua homenagem. Em 1943, casou com Virginia Feller Winther (1916-1981), filha de um industrial de Wisconsin. Eles tiveram três filhos, Steve, Martin e Bruce. Vivia com sua atual esposa Anne Feller em Gates Mills, Ohio próximo de Cleveland. Em 08 de dezembro de 1941, alistou-se na Marinha, foi chamado imediatamente para o serviço de combate, tornando-se o primeiro jogador da MLB a fazê-lo após ataque de Pearl Harbor em 7 de dezembro. E perdeu quatro temporadas por causa de seu serviço na Segunda Guerra Mundial.


Em 1995 , o Bob Feller Museum inaugurado em Van Meter, Iowa.  Foi desenhado pelo filho de Stephen Feller. O terreno foi doado por Brenton Banks. Nesse ano de 2010 Bob Feller foi diagnosticado com leucemia. Em 8 de dezembro foi instalado um marcapasso e diagnosticado com pneumonia que veio a matar nesta quarta-feira.
Grande arremessador importante não só para a MLB e os Indians e sim um bom cidadão defendendo seu país na Segunda Guerra Mundial e sendo o único sub-oficial na história da marinha norte-america a estar presente em qualquer Hall da Fama dos major sports (NBA, NHL, MLB e NFL).


3 comentários:

  1. Não seria nos Browns ? O time de Cleveland se chama Browns não Indians mais o texto está otímo

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Obrigado pelos elogios,

    Mas vc está confundindo, o Cleveland Browns é da NFL, da MLB é o Cleveland Indians, mesmo...

    Valeu!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto Leandro, realmente o Bob Feller é um dos grandes nomes do esporte americano, tem números impressionantes, recordes que ficaram por décadas, parabéns pelo texto.

    Bob Feller R.I.P.

    ResponderExcluir