Antes que mais nada, queria dizer que achei lindo o Alonso perder um campeonato que estava praticamente no papo.
Ainda queria explicar porque Vettel venceu o campeonato.
Queria responder umas perguntas primeiro...
Sim, a RBR tem o melhor carro da Fórmula 1.
E, não, Vettel não é o melhor piloto da Fórmula 1 HOJE, pode ser um dia, mais ainda não é.
Então, porque, raios, ele ganhou o campeonato ?
Primeiro, porque ele é um grande piloto, pode não ser o melhor, mas é muito rápido e bom!
Segundo, porque ele correu muito bem nas últimas provas do campeonato, 3 vitórias em 4 provas não é para qualquer um. Ele vinha sendo muito consistente nas classificações (10 poles em 19 provas, não é para qualquer um), mas não vinha tendo um desempenho tão fantástico nas corridas.
Terceiro, A RBR não privilegiou quem estava melhor no campeonato e acertou! Se tivesse ordenado a troca de posições no Brasil, com Webber ganhando a prova. Alonso seria o campeão(!).
Quarto e último, Petrov foi honesto e defendeu sua posição com unhas e dentes, afinal, “deixar” Alonso passar, seria a perda de 1 ponto e sinal de falta de desportividade. Parabéns Petrov!
A Fórmula 1 sai rejuvenescida porque ganhou a equipe mais honesta (mesmo com as acusações de favorecimento à Vettel) que não “obrigou” os pilotos a seguirem ordens, concedeu, praticamente, as mesmas condições aos seus dois pilotos. Sofreu por isso, é verdade, como no acidente na Turquia. Mas venceu, tanto o campeonato de construtoras e quanto o campeonato de pilotos), ganhou respeito por sua imparcialidade e mostrou que nem sempre “jogo de equipe” é realmente o melhor para a equipe. Parabéns, RBR!
Ah, já estava esquecendo... sabe quem ganharia o campeonato se a pontuação fosse a mesma da temporada passada ? Vettel... Como disse o Rafael Lopes, do Voando Baixo, as alterações só serviram para estragar as estatísticas históricas...
Quem quiser conferir, é só clicar aqui, fizemos uma planilha com os resultados da atual temporada com os pontos “antigos”. A única mudança significativa, mas nem tanto assim, seria Hamilton em 3º ao invés de Webber.
Bom, é isso...
Um abração a todos!
O título de Vettel foi merecido pela pilotagem e jogo limpo que caracterizou suas participações este ano. Uma vitória sem manipulações e sem jogo de equipe !!!
ResponderExcluirExcelente análise!!!! Gostei da ideia de colocar os resultados na planilha!!!!
Parabéns pelo blog!!!
Concordo com sua análise.
ResponderExcluirOutro ponto a destacar é que fazia já algum tempo que não tinhamos uma final de temporada tão emocionante. Chegar a ultima corrida com quatro pilotos com chances de vencer o campeonato não é sempre que ocorre.
Fica a pergunta para um próximo post sobre F1 : E o Massa ?? Será que ele vai seguir os passos do Rubinho ... ??
Vettel mereceu ser campeão... A única dúvida fica sobre o real potência atual do Felipe Massa. Depois do acidente ele nunca mais foi o mesmo. Vamos torcer para seja apenas um equivoco de minha parte.
ResponderExcluirSobre os demais brasileiros, parabéns ao trabalho no Rubinho!!!!