quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Entrevista| Diogo Hubner

Entrevistamos Diogo Hubner, jogador e sim, isso mesmo, técnico das categorias de base da Metodista. Ele nos conta um pouco do que é a realidade do handebol brasileiro, o que precisa ser feito para melhorar e diz: "Temos muitos atletas e poucos clubes, tem atleta que está na seleção e não tem clube pra jogar." Confira:

# Conte-nos um pouco da sua carreira.
Sou natural de Niterói, no RJ, e jogo handebol desde os 9 anos. Hoje, tenho 27.
Comecei a jogar no meu colégio que, por sinal, foi o mesmo em que o Bruno Souza e o Zeba iniciaram suas carreiras também.
Joguei no Niterói Rugby, Vasco da Gama e jogo na Metodista desde 2002.
Joguei 4 mundiais (1 junior em 2003, 1 de clubes em 2007 e 2 adultos em 2005 na Tunisia e 2009 na Croácia), além de inúmeros sul-americanos e pan-americanos pela seleção brasileira em todas as categorias (cadete, juvenil, junior e adulto).
Estou acertado para a minha décima temporada com a Metodista em 2011.


# Há alguns anos, sempre os mesmos times dominam a liga nacional de handebol, isso é bom ?
Na minha opinião, isso é péssimo. Na verdade, 3 times se revezam entre as primeiras colocações (Metodista, Unopar de Londrina e Pinheiros), São Caetano tinha um grande investimento, mas no começo de 2010 teve uma grande redução nesse investimento e ficou em quinto no ano passado. Isso significa que apenas esses times investem a longo prazo no esporte. Temos muitos atletas e poucos clubes, tem atleta que está na seleção e não tem clube pra jogar.


# Hoje, o handebol escolar é muito difundido, porém, são poucos os jogadores continuam jogando no adulto. Porque ?
Exatamente por esse motivo..vão jogar onde? Qual a perspectiva que o garoto vai ter como um atleta profissional de handebol ? Até seus 18 anos o jovem pratica a modalidade, depois vem a pressão da familia para os estudos...então ele tem que optar...estudar ou jogar..mas jogar onde? Que clube vai me dar uma estrutura digna? É bem dificil.


# Além do problema do salário, né ? Em média, quanto ganha um jogador de handebol no Brasil ? Dá só para jogar e não precisar trabalhar ?
Hoje, os atletas de ponta conseguem se sustentar com seus salários, mas não são todos.
Mas só se mantém pelo período que jogam, não dá pra fazer um pé de meia. Acho que, em média, entre os 4 grandes clubes uns R$ 1.500,00.


# Como é ser jogador de handebol no Brasil ? Não é fácil, hein ?
Não, não é fácil... Já melhorou muito a situação, mas ainda é bem difícil. Eu, por exemplo, sou formado em educação fisica e também trabalho nas categorias de base da Metodista (ele é técnico).
Muitos atletas vivem do handebol hoje, mas tem que pensar no "pós-carreira", estudar, procurar outra ocupação.


# O que você acha que pode, e deve, ser feito para melhorar o handebol brasileiro ?
Acho que aqui no Brasil precisamos olhar mais para os clubes..Ter uma Liga Nacional forte, acho que já seria um bom começo para a nossa real evolução. Capacitar técnicos no país inteiro para a detecção de talentos também seria um ponto importante, mas tem muito mais coisa q isso, é bem mais amplo o problema.


# Falando sobre o "pós-carreira", você já pensa nele ?
Sim...sou pai já, casado...tenho q pensar, trabalho com as categorias de base da metodista. Sou técnico também aqui, pretendo seguir essa área para de uma forma ou de outra ajudar na nossa evolução.

Fomos interrompidos pela notícia da vitória da Argentina sobre a Suécia por 27 x 22. E eu perguntei para ele:

Suécia é uma das potências do hand ?
Sim...é um time de tradição..a muito não conquista um resultado de expressão, mas jogando em casa, sem dúvida é uma potência.


# Você acha que a internet ajuda na preparação dos times e no desenvolvimento de jogadores ?
Sem dúvida, hoje todos tem informação, vídeos sobre os principais jogadores e as principais equipes.


# Ajuda também aos técnicos de base ? Na formação de atletas ?
Também, claro. O material que podemos encontrar na rede, e com facilidade, ajuda sim..Mas é preciso estudar muito também com livros, que hoje também são encontrados com maior facilidade.


# Como é jogar um Mundial ?
É fantástico. Figurar entre os melhores atletas do esporte que vc pratica é sem dúvida uma sensação única. Além de enfrentar os melhores, né? É impressionante, também, ver como o handebol é levado a sério lá fora. Coletivas de imprensa, imprensa no hotel a toda hora a espera de um furo... Praticamente uma copa do mundo de futebol para os países europeus.


# Como você acabou de me falar, a Argentina bateu a Suécia no Mundial. Acha que os "hermanos" estão evoluindo mais rápido que nós ?
Quase todos os jogadores de lá estão jogando na Europa, Espanha, Itália, Alemanha, eles tem a facilidade por ter passaporte europeu...(tem um limite de atletas não comunitários na Europa), isso é um ponto e outro, que lá o trabalho a longo prazo vem sendo feito de maneira brilhante em todas as categorias, coisa que, aqui no Brasil, se deixou de lado desde que o Jordi Ribera se foi, não foi bem deixado de lado, mas não teve continuidade com a saída dele. É uma equipe bem nova, a da Argentina, que com certeza vai dar muito trabalho no Pan de Guadalajara. Eles tem evoluído muito, sim! O que mostra isso são os resultados.


# Quantos brasileiros jogam na Europa hoje ? E em times grandes ?
Em times da Europa, atualmente, se não me engano, tem o Ales que joga em uma liga muito forte (Asobal) na Espanha e um outro atleta, Franklin, que, se não me engano, está na Espanha, na segunda divisão. Outro talento que se transferiu agora para Espanha, foi o Raul..um menino de muito potencial. Mas nenhum desses está na atual seleção.


# E o Bruno Souza ?
Está em Niterói, cuidando da familia, está sem clube para jogar....e nem sabe se vai voltar a jogar, deve ser difícil para um cara que, figurou nos melhores campeonatos do mundo, voltar e disputar uma Liga Nacional capenga, até entendo ele, mas esperamos que ele volte a jogar o quanto antes.


# Você acha que se tivéssemos mais jogadores na Europa, a equipe seria melhor ?
Melhor não digo, mas com certeza, os atletas teriam uma vivência maior do esporte,
é fácil de se entender....estando com os melhores, a propabilidade de você melhorar é muito grande.


# Você sonha em jogar na Europa ?
Sonhei...hoje tenho uma filha..sou casado, para poder ir jogar lá teria que ser uma proposta muito boa...mas só se fosse, eu teria sim.. Quem não quer estar entre os melhores ?


# Você ficou decepcionado em não jogar esse Mundial ?
Sem dúvida queria estar lá..No começo de 2010, passei por duas cirurgias nos ombros, o que me impossibilitou de jogar quase metade da temporada...acho que devido as minha condições, até q fiz uma boa temporada, mas se o técnico entendeu que outros atletas estavam melhores respeito e apoio a convocação, mas a vontade de estar lá é imensa.


# Como é conciliar a vida de jogador com a de professor das categorias de base da Metodista ?
É bem tranquilo, respiro handebol o ano inteiro, é bom passar o pouco de conhecimento que tenho para os meninos e por ser aqui na Metodista, quando tenho que viajar com a equipe, existem outros técnicos para cubrir minha ausência, o trabalho é bem padronizado, o que facilita quando preciso viajar.
"(...) não desista jamais dos seus sonhos, estude, se empenhe ao máximo...e quando achar que isso é pouco...se doe mais um pouquinho...!!"


# E sua família, te apoia ? Como é para a sua mulher ?
Ela me apoia em tudo, me dá a maior força e também vai a todos os jogos (ela e a minha filhinha). É bem tranquilo na verdade, elas estão presentes em tudo, só ficam com saudades por causa das viagens, mas, no geral, é bem tranquilo.


# O que você falaria para quem está começando a carreira agora ?
Que tem que amar muito o esporte....se dedicar bastante..ser disciplinado e saber que dificuldades aparecerão... mas não podemos desistir em qualquer obstáculo que apareça...não desista jamais dos seus sonhos, estude, se empenhe ao máximo...e quando achar que isso é pouco...se doe mais um pouquinho...!!


# Pra fechar, como é ser um blogueiro ? Como é seu relacionamento com os fãs do handebol ?
Na verdade, não me considero blogueiro....o handebol é carente de informações, então tento postar algumas no blog, acho q os fãs do esporte gostam de saber de algumas notícias, principalmente de bastidores...o meu relacionamento com eles é o mais próximo possível.


# Você já recebeu alguma "cornetada" ?
Já...é normal..mas sempre tento ver o lado bom das coisas, crescemos com os erros e críticas, não é verdade?

Um comentário: