quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

NBA | Draft Busts





Como disse ontem, hoje conto para vocês um pouco das piores escolhas do top 5 dos últimos drafts (2001-2010), chamados de bust.
 
2010
1. John Wall (Washington Wizards)
2. Evan Turner (Philadelphia 76ers)
3. Derrick Favors (New Jersey Nets)
4. Wesley Johnson (Minnesota Timberwolves)
5. DeMarcus Cousins (Sacramento Kings)

Do último draft, é difícil dizer muita coisa, meia temporada é muito pouco para dizer se os jogadores darão certo ou serão busts. O certo é que o Wizards confiam bastante em John Wall, pois dispensaram Gilbert Arenas, para dar mais minutos para o calouro.
Hasheem Thabeet

2009
1. Blake Griffin (Los Angeles Clippers)
2. Hasheem Thabeet (Memphis Grizzlies)
3. James Harden (Oklahoma City Thunder)
4. Tyreke Evans (Sacramento Kings)
5. Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves)
Os Clippers acertaram em cheio na escolha. Griffin está hoje entre os 20 jogadores da NBA, com certeza, vem jogando muita bola. Já Hasheem Thabeet, vem jogando pouco pelo Grizzlies e nesse curto tempo, não vem correspondendo as expectativas, sem dúvida nenhuma Tyreke Evans teria sido uma escolha melhor.
2008
1. Derrick Rose (Chicago Bulls)
2. Michael Beasley (Miami Heat)
3. OJ Mayo (Minnesota Timberwolves)
4. Russell Westbrook (Seattle Supersonics) *Atualmente Oklahoma City Thunder
5. Kevin Love (Memphis Grizzlies)
Pouco a se falar desse draft, todos os jogadores vêm jogando bem. Somente Michael Beasley que, agora nos Timberwolves, não explodiu como esperado, mas também não vem sendo um fracasso. Derrick Rose é o melhor do Chicago Bulls, Westbrook vem fazendo uma dupla explosiva com Kevin Durant pelo Oklahoma City Thunder (novo nome e cidade do Seattle Supersonics), o time, ano passado, levou os Lakers ao um improvável 6º jogo na 1ª rodada dos playoffs e nessa temporada, o time vem figurando entre os primeiros da Conferência Oeste.
 
2007
1. Greg Oden (Portland Trailbrazers) 
2. Kevin Durant (Seattle Supersonics) *Atualmente Oklahoma City Thunder
3. Al Horford (Atlanta Hawks)
4. Mike Conley Jr. (Memphis Grizzlies)
5. Jeff Green (Boston Celtics)

Grande bust dos últimos anos. Greg Oden jogou exatos 82 jogos desde 2007 (se machucou antes da estréia em 2007 e de novo, esse ano, sem jogar uma partida sequer). Nesse tempo, digamos, saudável, ele jogou, em média 22:06 min, com uma média de 9.4 ppg. Como disse ontem, não tem como não lembrar do draft de 1984, quando o Trailblazers (que coincidência) selecionaram Sam Bowe ao invés de Michael Jordan.

2006
1. Andrea Bargnani (Toronto Raptors)
2. LaMarcus Aldridge (Chicago Bulls)
Andrea Bargnani

3. Adam Morrison (Charlotte Bobcats)
4. Tyrus Thomas (Portland Trailblazers)
5. Shelden Williams (Atlanta Hawks)


Um draft, digamos sem grandes estrelas. Brandon Roy poderia entrar nessa definição, mais ainda é cedo. Bargnani, que vinha sendo considerado um bust, vem fazendo a melhor temporada de sua carreira (mesmo com os Raptors jogando mal), mas me parece que ele não é um franchise player e não foi um pick #1 merecido. Outro bust, Adam Morrison, foi trocado pelo Bobcats para o Lakers em 2008, e vinha tendo um papel absolutamente secundário, jogando menos de 8 min por jogo e com uma média de 2.1 pontos, foi dispensado e continua sem clube para jogar (mas conseguiu 2 anéis da NBA, graças a Kobe, Gasol e companhia). Outro grande bust foi Shelden William, jogou em 6 clubes da NBA, não emplacou em nenhum e esse ano, vem jogando como titular do Denver Nuggets, mas seus números continuam fracos (mesmo titular, vem jogando menos de 20 min por jogo) e menos de 5 pontos por jogo, não são números de um pick #5. A pergunta que não quer calar, porque ninguém recrutou o Roy antes?

2005
1. Andrew Bogut (Milwaukee Bucks)
2. Marvin Williams (Atlanta Hawks)
3. Deron Williams (Utah Jazz)
4. Chris Paul (New Orleans Hornets)
5. Raymond Felton (Charlotte Bobcats)
Para começar, Deron Williams e Chris Paul (hoje!) são os melhores jogadores desse draft. Andrew Bogut foi o nº1, não deveria, mas não podemos considerá-lo um bust, pois, pelos Bucks, sempre teve números razoáveis e vem sendo útil para o time (mesmo o time não sendo uma maravilha). Para mim, o pior desse top 5 é Marvin Williams que não é tão útil e nem tão importante para sua equipe. Danny Granger, por exemplo, o 17º desse draft é melhor.
Shaun Livington

2004
1. Dwight Howard (Orlando Magic)
2. Emeka Okafor (Charlotte Bobcats)
3. Ben Gordon (Chicago Bulls)
4. Shaun Livingston (Los Angeles Clippers)
5. Devin Harris (Washington Wizards)
Howard mereceu, sem dúvidas, o pick #1. Ele é um dos melhores, se não o melhor, pivô da liga. E os outros do top 5, de uma forma ou de outra, vamos desconsiderar o fato de Ben Gordon não estar jogando como na época dos Bulls, MENOS Shaun Livingston, que “pulou” o college, vindo direto do high school, não vinha fazendo boas temporadas, mas vinha evoluindo. Até uma séria contusão no joelho que o atrapalhou bastante, esse ano, agora jogando pelo Charlotte Bobcats, vem tendo números bem tímidos, jogando menos de 18 min por jogo (com pouco mais de 5 pontos por partida).
Darko Milicic no draft de 2003

2003
1. LeBron James (Cleveland Cavaliers)
2. Darko Milicic (Detroit Pistons)
3. Carmelo Anthony (Denver Nuggets)
4. Chris Bosh (Toronto Raptors)
5. Dwayne Wade (Miami Heat)

Um dos melhores drafts, se não o melhor, dos últimos 10 anos, mas Darko Milicic é um intruso no top 5.

2002
1. Yao Ming (Houston Rockets)
2. Jay Williams (Chicago Bulls)
3. Mike Dunleavy Jr (Golden State Warriors)
4. Drew Gooden (Memphis Grizzlies)
5. Nikoloz Tskitishvili (Denver Nuggets)

Olhando rapidamente essa lista, você trocaria algum desses jogadores por Amar’e Stoudemire? Todos? Yao Ming, não, né? Pois bem, todos eles foram escolhidos antes de Amar’e. Desse draft, vale citar Tskitishvili que não se adaptou a NBA, jogou, em média 11,3 min nos 162 jogos que disputou na América e ainda perambulou por Golden Sate, Minnesota e Denver antes de voltar para a Geórgia.

2001
1. Kwayne Brown (Washington Wizards)
2. Tyson Chandler (Los Angeles Clippers)
3. Pau Gasol (Atlanta Hawks)
4. Eddy Curry (Chicago Bulls)
5. Jason Richardson (Golden State Warriors)
Escolher Kwayne Brown foi um dos maiores erros de Michael Jordan (que não foram poucos) como dirigente, na época, à frente dos Wizards. Pau Gasol se mostrou um jogador muito mais completo e, convenhamos, desse top 5, foi o único que realmente mereceu (vendo pela perspectiva de hoje) estar aí.

Não percam, amanhã, o post do nosso colaborador Vinícius Las Casas, sobre os drafts da NFL.

Valeu, Vinícius!

Nenhum comentário:

Postar um comentário