segunda-feira, 30 de maio de 2011

NBA | A hora da decisão

Finalmente, conhecemos os dois finalistas da temporada 2010-11 da NBA: o campeão da Conferência Oeste, Dallas Mavericks, enfrentará o campeão do Leste, Miami Heat, numa final na qual um, e apenas um, dos dois jogadores mais questionados dentro da Liga quanto à capacidade de serem decisivos nos playoffs ganhará o tão sonhado anel de campeão. Mas os playoffs nos mostraram, até agora, que esses dois jogadores estão com fome de título e estão fazendo a diferença para suas equipes.

Do lado dos Mavericks, temos o alemão Dirk Nowitzki. Pela segunda vez em 5 anos, Nowitzki chega a uma final da NBA. Curiosamente, da última vez (na temporada 2005-06), o Dallas caiu diante do mesmo Miami Heat (que tinha "apenas" Dwyane Wade e um tal de Shaquille O'Neal, ainda em boa forma). Mas desta vez, parece que o time de Dallas não vai cometer os mesmos erros que cometeu naquela final, não apenas porque o time é diferente daquele de 2006, mas porque o Mavericks de 2011 está jogando os playoffs em alto nível, com um jogo coletivo competente, tanto no ataque quanto na defesa (destaques para o interminável Jason Kidd e seu reserva, Juan José Barea e o esforçado pivô Tyson Chandler) e uma eficácia impressionante nos arremessos da linha dos 3 pontos (Jason Terry e o "aposentado" Peja Stojakovic lideram o time nos arremessos de longa distância nos playoffs), o que minou todos os adversários do Mavericks nos playoffs, incluindo o último deles, na final do Oeste - o Oklahoma City Thunder.

Mas não podemos nos esquecer de Nowitzki, a peça fundamental do time comandado pelo técnico Rick Carlisle. O alemão vem apresentando um basquete de primeira classe: todos os seus marcadores sucumbiram diante suas virtudes ofensivas, uns mais que os outros (não é mesmo, meu caro Pau Gasol?), incluindo seu memorável jogo de 48 pontos ( com12-15 nos arremessos de quadra e 24-24 nos lances livres) na primeira partida contra o Thunder. E isso poderá ser um fator relevante a favor do time de Dallas.

Do lado do Miami Heat, temos o questionado LeBron James que, aos poucos, vai removendo o rótulo de jogador que "amarela" nos playoffs. E não está fazendo isso com palavras, mas com ações, dentro da quadra. Sua performance contra o Chicago Bulls foi digna de elogios, quando marcou impiedosamente o MVP da temporada regular, o armador Derrick Rose, principalmente nos minutos finais dos jogos 4 e 5 da final da Conferência Leste, e obteve sucesso. Isso sem falar dos seus 35 pontos no jogo 5, o derradeiro da série contra os Bulls. O impacto de seu jogo foi tão grande em Chicago que Scottie Pippen, ex-jogador dos Bulls e atual manager do time, afirmou no dia seguinte à eliminação dos Bulls que LBJ pode vir a ser um pontuador melhor do que seu ex-companheiro de time, Michael Jordan.

Verdade ou não, o fato é que LeBron está roubando as atenções nestes playoffs e é, de longe, o MVP do Heat nesta campanha. Mas não está fazendo o trabalho sozinho: Dwyane Wade, mesmo jogando no sacrifício (como ficou claro no jogo 5 da final do Leste), vem sendo uma peça fundamental para o time de Miami nos momentos finais das partidas, assim como Chris Bosh, que brilhou na série contra o Boston Celtics e teve, possivelmente, o jogo da sua carreira na terceira partida contra o Bulls (foram 34 pontos naquela oportunidade). A única ressalva do time comandado por Erik Spoelstra, além da inexperiência do treinador, são os jogadores do banco do Heat, que possui bons nomes (como Mike Miller, Eddie House e James Jones, só para falar dos bons chutadores de 3 pontos), mas que estão passando por altos e baixos durante todo o playoff. E contra os reservas do Mavericks, que estão "pegando fogo" nos playoffs (principlamente nos tiros de 3 pontos), a coisa pode ficar feia, MUITO feia pro Heat.

Obviamente, quem terá o papel de marcar LeBron será o veterano Shawn Marion, que fez um excelente trabalho contra Kevin Durant na final do Oeste e pode surpreender. Mas, sem dúvida, os grandes momentos da final que se aproxima serão quando LeBron e Nowitzki estiverem cara-a-cara, o #6 do Heat marcando o #41 dos Mavericks, algo que provavelmente acontecerá em momentos importantes dos jogos.

Enfim, será uma final sensacional e um, e apenas um dos dois (Dirk Nowitzki ou LeBron James) entrará para o seleto clube dos donos de um anel de campeão da NBA. E aí, em quem você aposta? Dallas? Miami?

Programação completa da Final da NBA (todos os jogos serão transmitidos pela ESPN e ESPN HD):

31/05, Terça: DAL @ MIA, 22 horas (horário de Brasília)
02/06, Quinta: DAL @ MIA, 22 horas
05/06, Domingo: MIA @ DAL, 21 horas
07/05, Terça: MIA @ DAL, 22 horas
09/05, Quinta: MIA @ DAL, 22 horas *
12/06, Domingo: DAL @ MIA, 21 horas *
14/06, Terça: DAL @ MIA, 22 horas *

* Se necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário