Às vezes, nem todo atleta da NBA que entra para o Hall da Fama possui um anel de campeão da Liga. Alguns exemplos são Charles Barkley, Karl Malone e John Stockton. Nesta temporada, dois outros grandes jogadores que certamente estarão entre os maiores da história poderão ter sua última chance de conquistar o anel da Liga. Dirk Nowitzki e Jason Kidd são dois grandíssimos jogadores que não possuem essa regalia no seu currículo e terão, a partir desta noite, a chance de não serem punidos pela bola laranja. Chances não faltaram a ambos para vencer a Liga, mas alguns detalhes os atrapalharam nos momentos decisivos. Farei um perfil de cada um e apresentarei os motivos para que Dirk e Kidd mereçam ganhar a temporada junto com os Mavs.

Dirk Werner Nowitzki, um alemão prestes a completar 33 anos com seus 2,11m. Dirk teve a sua chance mais clara de conquistar a Liga na temporada 2005-06 quando capitaneou e conduziu os Mavericks à final diante do mesmo Miami Heat que enfrentará nesta final. Naquela série, os Mavs abriram 2 a 0, mas permitiram a reação da equipe da Flórida, que era conduzida por Dwyane Wade (um garoto em sua terceira temporada na NBA) e Shaquille O'Neal, que ainda apresentava uma boa forma física. Dirk, na época com 28 anos, teve 0-4 nos arremessos de quadra no último quarto e deixou a quadra do American Airlines Center cabisbaixo e envergonhado por ter falhado no momento decisivo. O alemão, na temporada seguinte, teve um fiasco maior ainda: eleito o MVP da temporada e Dallas tendo se classificado na 1ª posição do Oeste, ambos foram eliminados diante do Golden State Warriors na 1ª rodada dos playoffs. Desde então, injustamente Dirk e os Mavericks ganharam fama de “Amarelão”. Dirk foi o 1º europeu a atingir 20 mil pontos na carreira, além de ser eleito 10 vezes para o All Star Game, de ter sido o MVP da NBA na temporada 2006-07 e MVP do Campeonato Mundial da Fiba de 2002.

Já Jason Frederick Kidd, um californiano de 38 anos, esteve em outras duas finais de NBA, ambas com o New Jesey Nets, em que era a estrela quase solitária da equipe. Perdeu as finais de 2001-02 para o Lakers de Kobe e Shaq e as de 2002-03 para o San Antonio Spurs de Tim Duncan. Kidd é conhecido como "Mr. Triple Double" por ser o 3º jogador com maior número desta estatística na história da NBA. Além de ter duas medalhas de ouro olimpicas com a seleção norte-americana, Kidd é o único jogador da história a ter pelo menos 15 mil pontos, 7 mil rebotes e 10 mil assistências na carreira. Jason também é o único a ter 7 temporadas com mais de 700 assistências e mais de 500 rebotes. Os jogadores que estão mais perto desta marca são Magic Johnson e Oscar Roberson, que conseguiram tal feito em 6 temporadas.
Com base nos números apresentados, tire suas conclusões se é justo e merecido que ambos levem para Dallas o primeiro titulo de suas carreiras e o primeiro da franquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário