segunda-feira, 18 de julho de 2011

A zebra anda solta na Argentina

Por Leandro Pereira



Um final de semana de rodada de quartas de final pela Copa América com Colômbia x Peru, Argentina x Uruguai, Brasil x Paraguai e Chile x Venezuela, mais uma rodada de zebras pois as quatro seleções favoritas perderam, o que acontece ? Alguma coisa está errada na Copa América essa edição, acertar resultados vai se tornando algo cada vez mais impossível. Vamos aos jogos:

Colômbia 0 x 2 Peru

Em jogo realizado no estádio Mario Alberto Kempes em Cordoba em que Colômbia dominou amplamente a partida inclusive com oportunidade de pênalti para Falcão Garcia que acabou disperdiçando a oportunidade de gol, mais o Peru foi oportunista em contra-ataques na prorrogação aproveitando o momento do time, Lobatón marcou o primeiro gol peruano aos 11 minutos da prorrogação e depois tivemos Juan Manuel Vargas fechando o jogo aos 6 minutos já da segunda etapa da prorrogação, sendo que ambas as equipes foram vaiadas no jogo, pois apesar do domínio claro da seleção colombiana isso só pode ser percebido através de poucas chances que teve no jogo, pois o Peru só conseguiu algo na prorrogação.



O segundo tempo teve muito mais lances emocionantes e movimentação do que o primeiro tempo que foi excessivamente parado, sem nenhuma maior emoção. Agora temos o Peru uma seleção que nunca fez nada de mais no futebol latino em uma semifinal de Copa América, o que houve com as potências sul-americanas ? Será que não existe mais "bobo" no futebol ? Existir, existe mais as seleções consideradas as "forças", "potências" não conseguem mais realizar nada hoje em dia pois não tem mais aquelas seleções que eram consideradas imbatíveis, ou seja, estão decaindo.



Argentina 1 (2) x 1 (4) Uruguai



O melhor jogo da Copa América nesta edição sem dúvida nenhuma foi disputado em Santa Fé, no estádio conhecido como "Cemitério de Elefantes" fez juz ao seu  nome na noite de sábado, um jogo espetacular entre essas duas potências sul-americana com gols logo nos primeiros minutos da partida, Diego Peréz foi oportunista na grande área e conseguiu vencer o goleiro Romero e fazer 1 x 0 para a seleção uruguaia, mais o empate veio 12 muinutos depois com Higuaín recebendo um belo passe de Messi que botou a bola na cabeça do Higuaín marcando o empate para a anfitriã. E aos 38 minutos de jogo tivemos a expulsão de Diego Peréz após fazer falta violenta em Gago, ele que já havia recebido um cartão amarelo logo no ínicio do jogo e já merecia até ter sido expulso.



Só que a vantagem que os argentinos esperavam tendo um jogador a mais que poderia ser melhor no segundo tempo, não teve nenhum reflexo em campo, e Mascherano também foi expulso no final do segundo tempo depois de derrubar Suárez. E um minuto após Muslera foi protagonista de dois milagres em Santa Fé fazendo duas defesas inacreditáveis depois de um chute de Tévez na cobrança de falta defendeu com a ponta do pé e em sequência no rebote Higuaín teve a oportunidade mais Muslera defendeu com o peito. A Argentina ainda botou duas bolas na trave de Muslera na prorrogação com chutes de Higuaín e Messi.



A decisão estava para ser mesmo na marca do pênalti, aonde tivemos Carlos Tévez sendo o fator x do jogo para a seleção argentina mais de forma negativa, como nenhum torcedor esperava, sonhava, ou desejava para o "jogador do povo" e o Uruguai liquidando nos penâltis e avançando para as semifinais, essa que volta a ser aquela "celeste olímpica" com Forlán, Suárez estamos presenciando um resurgimento da seleção uruguaia, muito bom ver esse futebol que sempre fez coisas boas voltando a aparecer em alto nível, mais sem dúvida muita decepção por parte argentina de Tévez, Messi que só apareceu bem no primeiro tempo, e do treinador Sérgio Batista que receberá muitas críticas de seu trabalho, de suas mudanças certamente a seleção melhorou mais ainda não chegou a ser um time.



Brasil 0 (0) x 0 (2) Paraguai

Jogo ocorrido em La Plata um dos principais palcos da Copa América 2011, um jogo que foi claro que o Paraguai foi dominado completamente pela seleção brasileira, que finalizou, finalizou, finalizou e finalizou mais o gol tão esperando não saiu. Por azar ? falta de competência ? gramado péssimo ? atuação de Villar ? Não importando o motivo o Brasil foi bem azarado nas finalizações mais que faltou um pouco mais de competência principalmente em finalizações de Lúcio e Pato que jogaram na cara de Villar ficando muito fácil para o goleiro paraguaio, não tirando os seus méritos, pois também teve uma atuação exemplar em campo, sendo inclusive eleito como melhor jogador da partida.



Neymar teve duas bolas para botar para o gol também e disperdiçou ambas as oportunidades, e Robinho também teve uma grande partida, talvez a sua melhor em toda a Copa América sem dúvida, Mano Menezes também foi muito infeliz em suas substituições retirando Neymar e Ganso. A retirada do Neymar de sacar ele até pode ser meia que "entendível" mais consideramos que ele teve oportunidades de gol clarassímas, e estava até que bem na partida, só infeliz em suas conclusões mais colocou o Fred em seu lugar que foi algo que deu certo inclusive na partida de fase de grupos contra o Paraguai, quando Fred foi o salvador da seleção brasileira já nos acréscimos do jogo.



Agora substituir o Ganso, é algo totalmente errado na cabeça de Mano Menezes, não tinha como tirar seu único homem de criação, de jogadas, de passes precisos, o único "ser pensante" no meio campo brasileiro o time depois de sua saída ficou totalmente desarrumado, e sem organização tática tanto que Mano depois colocou o Elano para tentar "remendar" o buraco que ficou na seleção, o Ganso hoje em dia é um cara que não tem alguém a sua altura para substituir, o Brasil necessita dele em campo, sem ele perde mais de 75% do seu futebol e foi o que aconteceu em toda a prorrogação que as equipes empurraram o jogo para as cobranças de pênalti.



Já nas cobranças de pênalti após o empate em 0 x 0, fomos para o drama em La Plata Júlio Cesar x Muslera, em uma área em que foram cobradas as mudanças que tinha a grama muito danificada, era claro quando acontecia um chute saia tufo de grama do chão, e com isso Elano, André Santos, Thiago Silva e Fred perderam todas as cobranças, algo nunca visto para a seleção brasileira, uma das piores séries de cobrança de toda a história. Mais não se pode colocar somente a culpa no gramado pois o Paraguai após sua primeira cobrança acertou duas e venceu.




Chile 1 x 2 Venezuela

Na Copa América das surpresas e no último jogo das quartas de final, em que certamente podíamos apontar a seleção do Chile com amplo favoritismo mais a zebra perseguindo as favoritas, uma "maldição" na Argentina . Em um jogo que começou de forma devagar, sem brilho, tivemos o gol de Vizcarriondo no primeiro tempo, colocando a seleção vinho tinto na frente o jogo só foi começar a melhorar depois da entrada do palmeirense Valdivia que enfioua bola para Suazo que teve a oportunidade de colocar a bola no fundo da rede duas vezes mais não conseguiu, a bola voltou a bater na trave venezuelana 1, 2, 3 vezes. Forma impressionante a seleção chilena era totalmente superior no gramado mais a bola não queria entrar, sendo sempre traiçoeira para o Chile.



Aos 24 minutos já da segunda etapa tivemos Sanchez encontrando Suazo na área livre, que após um bate rebate na área botou pro gol, mais a bola ainda bateu na trave e entrou com muita sorte, quase que não entrava novamente com isso já tinhamos o empate no jogo 1 x 1. E com 10 minutos para o fim Cichero marcou o gol da vitória venezuelana após um rebote do goleiro Bravo, que surgiu de uma chance de bola parada que era tudo que a Venezuela queria no jogo para se ter chance de vencer. A Venezuela é uma seleção que tem muito a agradecer ao seu treinador César Fárias que está fazendo um excepcional trabalho com o futebol da Venezuela atualmente com a seleção sub-20 e agora com a seleção principal, baita técnico e jovem com apenas 37 anos.



Semi-Finais:

Peru x Uruguai - Terça às 21h45
Paraguai x Venezuela - Quarta às 21h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário