quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NFL | Resultados e comentários sobre a Semana 2

E mais uma semana da NFL se foi. Após 2 rodadas, temos 7 equipes invictas (Patriots, Jets, Bills e Texans na AFC; Redskins, Lions e Packers na NFC) e 7 times que ainda não conheceram a vitória nesta temporada (Dolphins, Colts e Chiefs, na AFC; Vikings, Panthers, Rams e Seahawks, na NFC).

Ryan Fitzpatrick (14) comandou a virada dos Bills
Dentre os destaques positivos até o momento, temos o Buffalo Bills, que venceu seus 2 primeiros jogos na temporada, anotando um total de 79 pontos (melhor marca da temporada). No domingo, os Bills receberam o Oakland Raiders e os dois times protagonizaram um jogo emocionante e cheio de viradas no placar no segundo tempo, incluindo a derradeira campanha ofensiva dos Bills nos minutos finais do jogo, que culminou num touchdown do wide receiver David Nelson após passe fácil de Ryan Fitzpatrick (que terminou a partida com 264 jardas, 3 TDs e uma interceptação), decretando a vitória dos Bills por 38 a 35. 

Com esse bom começo, aumenta a expectativa para o jogo do próximo domingo contra o rival de divisão (e também invicto na temporada) New England Patriots. Vale lembrar que os Patriots venceram os últimos 15 duelos contra os Bills, mas tudo leva a crer que o confronto do ataque consistente do time de Buffalo contra a irregular defesa dos Patriots será uma das chaves do sucesso de um dos times na partida. E, claro, será interessante ver como a defesa dos Bills trabalhará contra o jogo aéreo dos Patriots, o melhor da atual temporada em jardas conquistadas até o momento.

Outro time que surpreende positivamente é o Detroit Lions, que também está invicto após 2 partidas. É bem verdade que o Kansas City Chiefs (forte candidato a pior time da temporada, ainda mais agora com a perda do running back Jamaal Charles, que ficará de fora do resto da temporada por ter rompido ligamentos do joelho esquerdo no jogo de domingo) não ofereceu resistência alguma para o ataque dos Lions (que venceu por fáceis 48 a 3), mas é inegável a evolução do time de Detroit nesta temporada, graças ao excelente trabalho ofensivo do QB Matthew Stafford, que está cada vez mais afinado com seu alvo favorito, Calvin Johnson. Além disso, a nova dupla de defensive tackles, formada por Ndamukong Suh e o calouro Nick Fairley promete fazer muito barulho nesta e nas próximas temporadas.

Peyton Hillis (40) comemora seu TD contra os Colts
Do outro lado da moeda, há de se lamentar a péssima campanha do Indianapolis Colts, que foi presa fácil do Houston Texans na primeira semana e no domingo passado, perdeu em casa para o Cleveland Browns por 27 a 19. É inegável que a ausência de Peyton Manning faz com que o Colts passe de um time que briga pelo Super Bowl para um time sem brilho ofensivo, o que escancara mais ainda os problemas defensivos que o time "empurrava com a barriga" por causa da presença de Manning em campo, mas que agora estão muito claros. E a tendência é que a situação apenas piore, pois existe a real possibilidade da temporada de Manning ter chegado ao fim antes mesmo de ter começado (devido à segunda cirurgia no pescoço a que foi submetido, a terceira em apenas 19 meses) e o Houston Texans, com seu poderoso ataque, surge como uma força dentro da divisão Sul da AFC disposta a interromper o reinado dos Colts dentro da divisão.

Outro time que decepciona bastante é o Minnesota Vikings, que perdeu seus dois primeiros jogos na temporada. Em ambos os jogos, chegou a estar na frente por pelo menos 10 pontos (no jogo de domingo passado contra o Tampa Bay Buccaneers chegou a abrir 17 pontos no intervalo). Mas na hora de finalizar as partidas, tudo deu errado e os Vikings cederam a virada para San Diego Chargers e Buccaneers (que venceram por 24 a 20 em pleno Metrodome, estádio dos Vikings). E parte desse fracasso ofensivo se deve, principalmente, à ineficácia do veterano QB dos Vikings, Donovan McNabb. Todos sabiam que McNabb está na curva descendente em sua carreira, mas os Vikings acharam que McNabb seria uma solução para seu eterno problema com quarterbacks. Entretanto, a julgar pelo começo de temporada de McNabb, a coisa não será assim: foram apenas 39 jardas aéreas e apenas 7 passes completados em 15 tentativas (com um TD e uma interceptação) contra os Chargers; contra os Bucs, seus números aumentaram significativamente (18 passes completos para 228 jardas), mas não anotou nenhum TD - os 2 TDs ofensivos dos Vikings no domingo foram anotados via jogo terrestre. Se McNabb continuar jogando mal dessa forma, as chances dos Vikings de irem para os playoffs diminuirão de forma significativa.

Michael Vick (7) sofre seu 2º fumble no jogo em Atlanta
O último destaque da Semana 2 vai para o retorno do QB Michael Vick a Atlanta no jogo do Sunday Night Football, onde defendeu os Falcons nos primeiros anos de sua carreira, mas dessa vez Vick veio como um adversário, já que agora é titular do Philadelphia Eagles. Mas seu retorno a Atlanta não foi como gostaria que fosse: Vick sofreu 3 fumbles, 2 deles recuperados pela defesa dos Falcons, e foi "interceptado" uma vez (entre aspas porque a bola não foi dominada pelo defensor dos Falcons antes de tocar o chão, mas o treinador dos Eagles, Andy Reid, não desafiou a marcação de campo dos juízes). Além disso, durante o terceiro quarto da partida, Vick trombou com um jogador de seu próprio time, mordeu a própria língua e saiu do jogo com suspeita de concussão. Os Falcons venceram por 35 a 31, muito graças ao ótimo trabalho do tight end veterano Tony González, que anotou 2 TDs e Michael Turner, que passou das 100 jardas corridas e anotou um TD via jogo corrido.


Outros resultados da Semana 2:


Domingo, 18 de setembro
Jacksonville Jaguars 3 x 32 New York Jets
Baltimore Ravens 13 x 26 Tennessee Titans
Arizona Cardinals 21 x 22 Washington Redskins
Green Bay Packers 30 x 23 Carolina Panthers
Chicago Bears 13 x 30 New Orleans Saints
Dallas Cowboys 27 x 24 San Francisco 49ers (decidido na prorrogação)
Seattle Seahawks 0 x 24 Pittsburgh Steelers
San Diego Chargers 21 x 35 New England Patriots
Cincinatti Bengals 22 x 24 Denver Broncos
Houston Texans 23 x 13 Miami Dolphins



Segunda, 19 de setembro
St. Louis Rams 16 x 28 New York Giants


Algumas notas complementares sobre a Semana 2:

  • O Green Bay Packers chegou a sua sétima vitória consecutiva como visitante com a vitória de domingo. Apesar da derrota, Cam Newton passou mais uma vez das 400 jardas de passe, sendo o único QB calouro da história da NFL a anotar mais de 400 jardas em seus primeiros 2 jogos oficiais na liga.
  • O QB Tony Romo mostrou muita garra no último quarto da partida entre Cowboys e 49ers ao liderar o time na campanha do empate, mesmo com duas costelas fraturadas (ele saiu do jogo no primeiro quarto e voltou apenas no final da partida). Entretanto, após o jogo, verificou-se que Romo sofreu uma perfuração em um dos pulmões e seu status pra continuidade na temporada é incerto.
  • A NFL anunciou hoje que ficará de olho em times que simulam contusões para segurar o ataque sem conferência (a no-huddle offense), podendo punir jogadores com multas ou suspensões e os times com perda de escolhas em drafts futuros. A motivação veio após a partida entre Rams e Giants, quando dois jogadores da secundária do time de Nova York, aparentemente, simularam contusões para segurar o ataque dos Rams, que mandaram uma reclamação formal para a NFL após o jogo.

Crédito das fotos: AP Photo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário