Primeiramente, peço desculpas por não postar nada sobre as Semanas 3 e 4 da NFL. Essas últimas 2 semanas foram, digamos assim, bem intensas pra mim. Mas agora, tentarei postar sobre a NFL e as outras ligas dos EUA com maior regularidade. Para compensar, vou fazer um resumo do que aconteceu nessas 3 últimas semanas, falar sobre as surpresas (hello, Detroit Lions!) e decepções (what a shame, Philadelphia Eagles!) e alguns outros detalhes.
![]() |
| O técnico dos Raiders, Hue Jackson, se emociona após o jogo |
Impossível não começar esse resumão falando sobre a partida do último domingo entre Oakland Raiders e Houston Texans, o primeiro jogo dos Raiders após a morte de seu proprietário Al Davis no último dia 8, aos 82 anos de idade. Apesar dos últimos anos desastrosos dos Raiders (dentro e fora de campo), é inegável a importância de Davis para a unificação da antiga AFL (American Football League) com a antiga NFL, formando a liga como ela é hoje, além de ter sido campeão do Super Bowl com os Raiders 3 vezes (1976, 1980 e 1983), sempre atuando nos bastidores. A vitória dos Raiders por 25 a 20 (em Houston), além de ter tido um apelo emocional muito grande por causa do momento da franquia, foi decidida por um detalhe, no mínimo, irônico: o TD (de 34 jardas) da vitória dos Raiders foi anotado pelo wide receiver Darrius Heyward-Bey, a escolha da primeira rodada do draft de 2009 e que foi bancado pelo próprio Al Davis, que foi criticado pela mídia norte-americana por priorizar a escolha de um WR na primeira rodada do draft quando o time tinha outras necessidades mais urgentes. Neste mesmo jogo, o kicker dos Raiders, Sebastian Janikowski, anotou 3 field goals de pelo menos 50 jardas, um recorde da franquia.
Após 5 semanas, Green Bay Packers e Detroit Lions são os dois únicos times da liga que ainda estão invictos (5 vitórias nas 5 primeiras partidas). Apesar dos problemas com a defesa, que está cedendo muitas jardas aos adversários (375,6 jardas por jogo, a 12ª pior marca da liga, e uma média de 6,1 jardas por jogada do adversário, a 6ª pior da NFL), o ataque dos Packers continua funcionando muito bem, com Aaron Rodgers distribuindo o jogo para seus alvos de forma incrível. A título de curiosidade, Rodgers conseguiu completar pelo menos 1 passe para 12 jogadores diferentes na vitória dos Packers contra os Falcons, em Atlanta no último Sunday Night Football. Esse é um recorde da NFL, que já havia sido alcançado por... sim, ele mesmo, Brett Favre, o quarterback antecessor de Rodgers no comando do ataque dos Packers, que conseguiu a marca em 1993.
Os dois times, rivais da divisão Norte da NFC, já abriram 3 jogos de vantagem contra o Chicago Bears, terceiro da divisão com apenas 2 vitórias em 5 jogos. Se o panorama não mudar até o final da temporada regular, provavelmente teremos os dois times classificados para os playoffs, um como campeão da divisão e o outro como Wild Card.
Do outro lado da moeda, poderíamos falar facilmente que a grande decepção da temporada até o momento é o Indianapolis Colts, que junto com o Miami Dolphins e o St. Louis Rams, não venceu nenhum dos seus jogos na temporada até o momento. Mas o que esperar de um time que perdeu seu QB titular (provavelmente pro resto da temporada) e, sem dúvidas, um futuro Hall of Fame da NFL? Curtis Painter, terceiro QB do elenco, vem fazendo um trabalho decente nas últimas partidas, mas ele não é Peyton Manning. Os problemas defensivos dos Colts, que já eram visíveis quando Manning estava jogando mas eram minimizados pela capacidade do QB dos Colts manter a defesa descansada ao queimar o relógio durante as campanhas ofensivas, finalmente vieram assombrar o time de Indianapolis, que tem tudo para garantir a primeira escolha do draft no ano que vem.
![]() |
| Michael Vick, após sofrer sua 4ª interceptação na partida contra os Bills |
Mas não, os Colts não são a grande decepção até o momento. Temos que dar essa "honra" ao Philadelphia Eagles, que venceu apenas 1 de seus 5 jogos na temporada. O time que veio como a grande força da NFL para 2011 (pelo menos no papel...) depois da contratação do excelente cornerback Nmandi Asomougha (que era agente livre depois do fim de seu contrato com os Raiders) e de renovar o contrato com Michael Vick, venceu apenas uma vez (na primeira semana), e justamente contra o St. Louis Rams, um time que ainda não venceu na temporada. O começo promissor foi logo substituído por fumbles perdidos, interceptações, erros defensivos e, com isso, vieram as derrotas para Falcons, New York Giants, San Francisco 49ers e Buffalo Bills. Vick já sofreu 7 fumbles (3 deles foram recuperados pelas defesas adversárias) e foi interceptado 7 vezes na temporada (ambas são as piores marcas da NFL), 4 delas apenas na partida contra os Bills na última semana. A título de curiosidade, Vick sofreu 11 fumbles na temporada 2010 inteira. A defesa dos Eagles é a sexta pior em pontos sofridos por partida (26,4) e forçou apenas 5 erros na temporada (3 interceptações, 2 fumbles recuperados). Se os Eagles ainda pensam em ir para os playoffs, é melhor começar a vencer, pois raramente um time que perde 4 dos primeiros 5 jogos vai para os playoffs...
Após 5 semanas, essa é a classificação dos times neste temporada da NFL (em itálico, os líderes de divisão e, em parênteses, o número de vitórias e derrotas, respectivamente):
AFC (American Football Conference)
Divisão Leste:
Buffalo Bills (4-1)
New England Patriots (4-1)
New York Jets (2-3)
Miami Dolphins (0-4)
Divisão Norte:
Baltimore Ravens (3-1)
Cincinatti Bengals (3-2)
Pittsburgh Steelers (3-2)
Cleveland Browns (2-3)
Divisão Sul:
Houston Texans (3-2)
Tennessee Titans (3-2)
Jacksonville Jaguars (1-4)
Indianapolis Colts (0-5)
Divisão Oeste:
San Diego Chargers (4-1)
Oakland Raiders (3-2)
Kansas City Chiefs (2-3)
Denver Broncos (1-4)
NFC (National Football Conference)
Divisão Leste:
Washington Redskins (3-1)
New York Giants (3-2)
Dallas Cowboys (2-2)
Philadelphia Eagles (1-4)
Divisão Norte:
Green Bay Packers (5-0)
Detroit Lions (5-0)
Chicago Bears (2-3)
Minnesota Vikings (1-4)
Divisão Sul:
New Orleans Saints (4-1)
Tampa Bay Buccaneers (3-2)
Atlanta Falcons (2-3)
Carolina Panthers (1-4)
Divisão Oeste:
San Francisco 49ers (4-1)
Seattle Seahawks (2-3)
Arizona Cardinals (1-4)
St. Louis Rams (0-4)

Muito bom o texto!
ResponderExcluir