Depois de 132 dias de tensões devido ao lockout, a temporada 2011 da NFL começou oficialmente ontem, com a partida entre os últimos 2 campeões do Super Bowl, New Orleans Saints (campeão em 2009) e o atual campeão, Green Bay Packers, ovacionado pela sua fanática torcida, que lotou o Lambeau Field no jogo de ontem (foto abaixo, AP Photo).
| Lambeau Field lotado pelos cheeseheads |
E o começo de jogo parecia animador para os cheeseheads: o quarterback Aaron Rodgers comandou um ataque no-huddle (sem conferência, característica marcante do ataque do Indianapolis Colts), distribuindo a bola para todos os seus principais alvos e que culminou no primeiro TD da temporada, convertido por Greg Jennings, alvo favorito de Rodgers. E o que parecia um bom começo, virou sensacional quando na segunda jogada do ataque dos Saints, o wide receiver Marques Colston sofreu um fumble, recuperado pela forte defesa dos Packers. E apenas 3:05 minutos depois, o jogo já estava 14 a 0 para os Packers após um TD de Jordy Nelson, com um passe fácil de Rodgers.
O ataque dos Saints se recuperou rapidamente e marchou 80 jardas em apenas 2:52 minutos, após um passe de 31 jardas do quarterback Drew Brees para Robert Meachem que acabou na endzone dos Packers. O primeiro quarto não terminaria antes de Rodgers conseguir mais um TD de passe, dessa vez para o calouro Randall Cobb. Apenas no primeiro quarto, Rodgers já somava 188 jardas de passe e 3 passes para touchdowns!
| Jason Starks (44) bate Roman Harper para anotar o TD |
Os Saints começaram o segundo quarto anotando 10 pontos seguidos em apenas 6 minutos: um field goal de 30 jardas do kicker John Kasay e um retorno de punt de 72 jardas de Darren Sproles, que veio para reforçar o time de New Orleans e já mostrou ontem que será uma peça fundamental para o sucesso dos Saints nesta temporada. O primeiro tempo do jogo terminaria com mais um TD dos Packers, dessa vez com o jogo terrestre, uma corrida de 17 jardas de Jason Starks (foto à esquerda, AP Photo).
Com 28 a 17 a favor do time de Green Bay, o terceiro quarto começou com mais um FG certeiro de Kasay a favor dos Saints. Entretanto, os Packers responderam com um retorno de kickoff espetacular de 108 jardas de Cobb, que anotou seu primeiro TD de retorno e o segundo na partida. Nada mal para um calouro, não é mesmo? O ataque dos Saints reagiu rapidamente e em apenas 1:32, Drew Brees anotou seu segundo TD no jogo, após um passe de 29 jardas para Devery Henderson.
No último quarto, Packers e Saints trocaram touchdowns: John Kuhn para os Packers, numa corrida de 1 jarda; Jimmy Graham para os Saints, num passe de 5 jardas de Brees, seu terceiro TD na partida. Com um pouco mais de 1 minuto para o final do jogo, sem tempo para pedir, o ataque do Saints recebeu a bola de volta e precisava avançar 80 jardas para ter chances de empatar a partida, que estava 42 a 34 pros Packers. A campanha ofensiva dos Saints foi sensacional e com apenas 3 segundos, estava a apenas 9 jardas do TD.
| Mark Ingram (28) não avança e os Packers vencem o jogo |
Com o cronômetro zerado, Brees errou o passe para Sproles, mas o linebacker dos Packers, A.J. Hawk, cometeu interferência clara na tentativa de recepção de Sproles, o que dava ao ataque dos Saints mais uma chance de anotar o TD, dessa vez na linha de 1 jarda e com o cronômetro zerado. Contudo, o técnico Sean Payton optou por uma óbvia corrida pelo meio de Mark Ingram, que foi "engolido" pela defesa dos Packers e não conseguiu cruzar a endzone (foto acima, AP Photo). Com isso, o time de Green Bay conseguiu sua primeira vitória na temporada, mas não foi fácil.
Algumas notas sobre o jogo:
- Aaron Rodgers terminou a partida com 312 jardas de passe (27 de 35 passes tentados) e 3 TDs. Drew Brees também foi ótimo, acertando 32 de 49 passes para 419 jardas e 3 TDs.
- Darren Sproles terminou a partida com 7 jardas em 2 corridas, 75 jardas em 7 recepções, 76 jardas em retornos de kickoff e 92 jardas de retorno para punt, incluindo um retorno para TD de 72 jardas.
- Cada time recebeu 4 touchbacks de kickoff (quando a bola entra na endzone após o kickoff e o retornador ajoelha, mostrando que não vai retornar o chute), reflexo claro da nova regra do kickoff, que agora é posicionado na linha de 35 jardas do campo do time chutador (um avanço de 5 jardas em relação à regra original) e que tende a prejudicar times com excelentes retornadores. Apesar disso, tivemos um retorno de kickoff de 108 jardas para TD.
Outras notícias da NFL:
- O quarterback Peyton Manning, do Indianapolis Colts, se submeterá a uma segunda cirurgia no pescoço (a primeira foi após o final da temporada passada, no primeiro semestre de 2011) e desfalcará seu time, no mínimo, nas 10 primeiras semanas da temporada. É provável que Manning perca toda a temporada e, num prognóstico mais pessimista, caso a recuperação não seja como o esperado, ele pode até encerrar a carreira.
- Dentre os cortes de jogadores para a composição dos elencos de 53 jogadores dos times, talvez o mais surpreendente tenha sido o de David Garrard, agora ex-QB do Jacksonville Jaguars. Numa temporada em que ir para os playoffs é questão de honra e de garantia de emprego para o treinador Jack Del Rio, a dispensa de Garrard, titular desde 2007, caiu como uma bomba. Agora, os Jags apostam no calouro Blaine Gabbert, a primeira escolha do time no draft de 2011, para ser o sucessor de Garrard.
- A ESPN, num acordo bilionário com a NFL (que gira em torno de US$ 2 bilhões por ano), garantiu os direitos de transmissão da NFL para o período 2014-2021, que inclui a permanência do Monday Night Football no canal, além da transmissão exclusiva do draft, do Super Bowl e a expansão da transmissão em mais de 100 países, incluindo o Brasil. Esse contrato entra em vigor após o triênio 2011-2013, quando a ESPN já terá os direitos de transmissão dos 3 Super Bowls e ampliará a cobertura fora dos EUA, como já acontece aqui no Brasil, onde a ESPN brasileira, que além de se tornar o canal exclusivo das transmissões da NFL no País, transmitirá pelo menos 4 jogos ao vivo por semana e TODOS os jogos dos playoffs e as duas finais de Conferência, além do Super Bowl XVLI, que será no Lucas Oil Stadium em Indianapolis.
Calendário dos outros jogos da Semana 1 da NFL
Domingo, 11 de setembro
- Pittsburgh Steelers x Baltimore Ravens (14h, ESPN e ESPN HD - ao vivo)
- Atlanta Falcons x Chicago Bears (14h)
- Cincinatti Bengals x Cleveland Browns (14h)
- Indianapolis Colts x Houston Texans (14h)
- Tennessee Titans x Jacksonville Jaguars (14h)
- Buffalo Bills x Kansas City Chiefs (14h)
- Philadelphia Eagles x St. Louis Rams (14h)
- Detroit Lions x Tampa Bay Buccaneers (14h)
- New York Giants x Washington Redskins (17h15 - ao vivo na ESPN HD; VT completo na segunda-feira, 12h, na ESPN)
- Carolina Panthers x Arizona Cardinals (17h15)
- Minnesota Vikings x San Diego Chargers (17h15)
- Seattle Seahawks x San Francisco 49ers (17h15)
- Dallas Cowboys x New York Jets - Sunday Night Football (21h20, ESPN e ESPN HD - ao vivo)
Segunda, 12 de setembro
- New England Patriots x Miami Dolphins - Monday Night Football (20h, ESPN e ESPN HD - ao vivo)
- Oakland Raiders x Denver Broncos - Monday Night Football (23h15, ESPN e ESPN HD - ao vivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário